(65) 3028-7155
Notícias

Diretoria da FESSP/MT participa do 8º Congresso Internacional de Direito Sindical


24-06-2024 08:26 - FESSP/MT

Com o tema “POLÍTICA, DEMOCRACIA e SINDICALISMO”, a Excola realizou o 8º Congresso Internacional de Direito Sindical, nos dias 24 e 25/04/2024, em Fortaleza, capital do Ceará. Congresso ao qual a adesão e participação aumenta a cada edição. Desta vez a FESSP se fez presente com a participação ativa da Presidente Carmen Machado, do vice presidente Adolfo Grassi, da Diretora de Assuntos Intersindicais Tatiana Refosco, Diretor Jurídico Carlos Wagner, Diretor de Comunicação Claudinei Vieira e do Secretário dos Servidores Públicos Antônio Wagner Nicácio. Além da diretoria da FESSP, outros sindicatos de Mato Grosso também estavam presentes como SINTAP, SINTEMA, SINDES E SINPAIG.

O evento proporcionou aos participantes as seguintes mesas de debates, discussões e reflexões: 

·         Organização dos trabalhadores e cenário político do sindicalismo

·         Sindicalismo e eleições 2024

·         Importância dos sindicatos na composição dos tribunais do trabalho e reflexos na jurisprudência

·         O STF e a interpretação econômica do Direito do Trabalho

·         Função e força política do sindicalismo: análise e perspectivas

·         Direitos sociais: uma questão política!

·         Pautas sindicais e trabalhistas: seu tratamento no Congresso Nacional.

·         Sindicalismo e poder político na América Latina: Argentina e Chile.

·         Por que ocorreu a Reforma Trabalhista de 2017? Uma análise política.

·         Importância política das mulheres nos espaços de poder.

Um dos focos de debate do Congresso foi a discussão sobre a participação do movimento sindical no cenário político em especial nas eleições 2024, reconhecendo a necessidade de incidir sobre as legislações voltadas aos direitos trabalhistas. Outra questão bastante enfatizada foi o protagonismo da mulher no meio sindical em ocupar esses espaços de liderança nas lutas, e a recomendação para que os sindicatos constem em seus estatutos a justiça quanto a igualdade de gênero.

A avaliação da diretoria que participou do Congresso foi positiva em todos os sentidos: quanto ao conhecimento técnico das relações de trabalhos dos poderes legislativos e judiciário; a troca de experiência com as lideranças de variados sindicatos e centrais sindicais e os debates que enriqueceram o evento.

Ressaltamos, também a importância de organizar outros eventos voltados ao movimento sindical para contribuir com a atuação das lideranças no avanço da qualificação e conhecimento, considerando as alterações de conjuntura que tendem sempre aos retrocessos dos direitos da classe trabalhadora.


Fonte: FESSP/MT


Deixe Seu Comentário


Links rápidos